PRINCÍPIOS DO TAI CHI CHUAN
A harmonia adequada de Corpo e Chi cria energia utilizável chamada (Jing.) Em Tai Chi, a mente primeiro controla o corpo, então o movimento do corpo cultiva energia interna, abrindo vias de energia (Lu) e agitando juntas e centros de liberação de energia do corpo . Além disso, o movimento adequado das extremidades controla a forma como o centro do corpo se move.
O treino harmonioso, combinando relaxamento, respiração, onde está a intenção andam todos juntos, no caso do estilo Yang de Tai Chi Chuan a primeira enfase está em manter o corpo equilibrado, neutro de tensões, a suavidade e o movimento relaxado são ensinados para posteriormente trabalhar a intenção, na qual haverá a necessidade de uma explosão das juntas.
Não se pode entender todos os níveis ao mesmo tempo, até que se pratique há muito tempo. Uma vez que você realmente entende todos esses níveis (fazendo), torna-se ainda mais inútil tentar explicar todos de uma só vez.
Mesmo com tantas variações de estilos de tai chi atualmente, todos tem o mesmo objetivo, alterando apenas a forma de se treinar.
Tai chi chuan é dito ser "Yi Rou Ke Gang", o que significa basicamente que a suavidade supera a dureza. Enquanto as interpretações modernas da arte cresceram para definir Tai Chi Chuan como uma arte completamente macia. Este princípio de suavidade não pretende definir o nível de dureza ou suavidade usado na arte, mas um método específico para engatar força forte usando a suavidade, o que neste caso nem sempre é a suavidade real dos membros ou mesmo a aplicação, mas uma flexibilidade ou não rigidez para a mudança e força.
A dificuldade no treino de Tai Chi Chuan está em aprender inicialmente movimentos muito técnicos que confundem e exigem coordenação do praticante.
Devido a isto se torna mais fácil treinar de forma lenta, podendo assim sentir as respostas do próprio corpo, os pontos de tensão, a respiração, o equilibrio, a intenção, a energia.
O interesse, disposição fisica e mental são elementos fundamentais para aqueles que querem treinar, motivo este que não agrada a todos é necessário comprometimento ao treino.
Ao se aprender os movimentos do tai chi e reconhecer as presenças de energia, suaves e violentas, leves e enérgicas você as combina,este é o reflexo do que chamamos yin e yang, mais de um, menos de outro, um dentro do outro, equilibrio dos dois e mudança quando necessário.